Você sabe para que serve o Eletrocardiograma?
O exame avalia a atividade elétrica do coração do paciente e é capaz de identificar uma série de doenças. Acompanhe este post e entenda a importância do Eletrocardiograma!
O que é o Eletrocardiograma?
O eletrocardiograma (ECG) é um exame indolor que registra em gráficos o ritmo, a velocidade e a quantidade de batidas do coração, além de verificar o tamanho, a entrada de oxigênio e possíveis bloqueios de vasos sanguíneos desse órgão, sendo capaz de identificar até mesmo algumas doenças que não apresentam sintomas.
Quais doenças são detectadas pelo Eletrocardiograma?
Seu Cardiologista pode pedir o exame para verificar se você possui alguns dos seguintes problemas cardíacos:
- Arritmias;
- Sopros;
- Parada cardíaca;
- Infarto;
- Inflamação das paredes do coração;
- Aumento de cavidades cardíacas;
- Hipertrofia das câmaras cardíacas;
- Problemas nas válvulas do coração.
O médico Cardiologista também pode solicitar o Eletrocardiograma quando o paciente estiver com sintomas como falta de ar, tontura, desmaios e batimentos cardíacos irregulares. Além disso, fumantes, diabéticos, indivíduos com pressão e/ou colesterol altos ou com histórico na família de doenças cardíacas em idade jovem também devem passar pelo exame regularmente.
Como é feito?
Alguns eletrodos (cabos com partes metálicas nas extremidades) serão fixados em regiões como o peito, os punhos, as pernas e os braços. Eles irão transmitir as atividades do coração para uma máquina que irá fazer esses registros de forma gráfica.
O eletrocardiograma não causa dor e leva em torno de 20 minutos para ser feito.
Agende uma consulta com o seu Cardiologista em Goiânia e faça seu eletrocardiograma num só lugar! Clique aqui e escolha uma unidade da Clínica Vittá Goiânia para cuidar do seu coração por um preço que cabe no seu bolso.
Compartilhar: