Saiba o que pode atrapalhar a absorção de vitamina D
A substância influencia na manutenção de vários sistemas do organismo. Veja como manter os níveis de vitamina D mais altos!
Com a pandemia provocada pelo coronavírus, o número de pacientes diagnosticados com deficiência de vitamina D aumentou. Tal quadro deve ser revertido o mais rápido possível, pois esse elemento é bastante significativo ao organismo. Só para ilustrar, ele interfere no crescimento saudável de dentes e ossos, contribui para a absorção de cálcio e fósforo, ajuda na formação das fibras musculares e fortalece o sistema imunológico.
Confira a seguir o que pode atrapalhar a absorção de vitamina D!
Uso de filtro solar
Inegavelmente, a aplicação de filtro solar é indispensável no combate ao câncer de pele, além de retardar o envelhecimento. No entanto, o produto atrapalha a absorção de vitamina D ao inibir a penetração dos raios solares. Estes estimulam a produção no organismo ajudando o mesmo a reter a substância.
Com o intuito de se proteger e garantir a quantidade diária necessária para obter a vitamina D, os especialistas aconselham os pacientes a tomarem sol entre 15 e 20 minutos. Logo em seguida, é necessário aplicar o filtro solar.
Ao mesmo tempo, qualquer região do corpo pode absorver bem a vitamina D. Então, a pessoa pode proteger o rosto com filtro solar, por ser uma área mais sensível, e deixar braços ou pernas sem proteção nesse intervalo.
Pouco tempo sob o sol
Ao mesmo tempo, é importante reforçar o que foi mencionado acima: a exposição deve durar entre 15 e 20 minutos, além de precisar ser feita diariamente. Um período menor do que esse é insuficiente.
Idade
Por outro lado, pessoas acima de 60 anos produzem uma quantidade de vitamina D significativamente menor do que as mais jovens. Logo, ainda que a exposição ao sol seja feita corretamente, esses pacientes devem receber orientações de dermatologistas para promoverem a ingestão de suplementos que contenham a substância.
Exposição indireta
Outro fator que atrapalha consideravelmente a absorção de vitamina D tem a ver com as barreiras. Por exemplo, permanecer atrás de uma janela fechada não resulta em benefícios. Afinal, os vidros impedem a travessia dos raios ultravioletas UVB, os quais são responsáveis pela ativação da síntese da vitamina D.
Nesse sentido, roupas que cobrem boa parte do corpo também atrapalham esse processo. O ideal é deixar uma área maior descoberta.
Alimentação
Apesar de alguns alimentos serem bastante ricos em vitamina D, o consumo dos mesmos não é suficiente para manter os níveis adequados no organismo. Enquanto o sol é responsável por 90% da síntese dessa substância, a dieta alimentar permanece apenas com 10%.
Todavia, isso não significa que esses alimentos não devem ser consumidos. Pelo contrário, é relevante buscar essas fontes de vitamina D, sendo as mais ricas:
▪ Óleo de bacalhau;
▪ Salmão;
▪ Atum;
▪ Sardinha;
▪ Cavala.
Suplementação com vitamina D
Por fim, a suplementação de vitamina D deve ser feita somente sob recomendação médica. Isso acontece quando os exames detectam sua carência no organismo.
Tomar comprimidos para elevar os níveis sem necessidade pode aumentar a absorção de cálcio provocando um quadro tóxico.
Acompanhe seus níveis de vitamina D com os dermatologistas da Clínica Vittá. Além da consulta, você pode realizar os exames no mesmo lugar por um preço acessível!