Hipotireoidismo: conheça as causas, os sintomas, o diagnóstico e o tratamento
O hipotireoidismo acontece quando a tireóide reduz a produção de hormônios importantes para o funcionamento correto de órgãos como os rins, o fígado, o cérebro e o coração. Acompanhe esta leitura e saiba mais sobre a doença!
O que é o hipotireoidismo e quais são suas causas?
A doença se trata de uma disfunção na tireoide, glândula localizada na parte anterior do pescoço responsável pelo funcionamento dos rins, do fígado, do cérebro e do coração. Essa alteração é caracterizada pela redução na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).
A causa mais comum do hipotireoidismo se deve à tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune em que o organismo cria anticorpos para atacar as células da tireoide. Por isso, a mulher tem mais chances de ser acometida pelo hipotireoidismo, uma vez que seu organismo desenvolve mais doenças autoimunes quando comparado ao do homem. Esse risco aumenta a partir dos 30 anos de idade.
Também são consideradas causas para o desenvolvimento do hipotireoidismo:
- Pessoas que têm casos da doença na família;
- Alto consumo de iodo (presente no sal de cozinha);
- Menopausa;
- Gravidez;
- Pós-parto;
- Diabetes;
- Poluição.
Sintomas
Os principais sinais do organismo acometido pelo hipotireoidismo são:
- Depressão;
- Pele seca;
- Problemas de memória;
- Menstruação irregular;
- Cansaço em excesso;
- Desaceleração dos batimentos cardíacos;
- Prisão de ventre;
- Ganho de peso;
- Queda de cabelo;
- Colesterol alto.
Diagnóstico
É possível que o bebê já apresente essa condição ao nascer. Por isso, é importante realizar o teste do pezinho até o sétimo dia de vida.
Já em adolescentes e adultos, ao perceber os sintomas do hipotireoidismo, o paciente deverá procurar o Endocrinologista. O especialista irá realizar alguns exames clínicos, como o toque no pescoço para sentir a glândula. Em seguida, ele deverá solicitar um exame de sangue para avaliar as dosagens dos hormônios T3 e T4. Caso estes estejam em níveis baixos, o paciente deverá realizar um exame chamado TSH para confirmar a doença.
Tratamento
Após a confirmação do hipotireoidismo, o Endocrinologista irá prescrever a dosagem ideal de levotiroxina, um hormônio tireoidiano. Ao fazer o uso desse medicamento diariamente, o paciente poderá levar uma vida normal, ainda que a doença não tenha cura.
Caso não haja um tratamento e acompanhamento feito pelo Endocrinologista, a pessoa pode ter algumas complicações como, por exemplo, problemas psicológicos, desenvolvimento do bócio, doenças cardíacas, danos nos nervos periféricos, infertilidade e mixedema.
Agende uma consulta com o Endocrinologista e faça seus exames no mesmo lugar! Clique aqui e marque um horário na Clínica Vittá Goiânia!