Câncer de colo de útero: importância da colposcopia no diagnóstico
O exame é feito com um tipo de binóculo para avaliar de forma detalhada a vulva, a vagina e o colo do útero. Leia este post e saiba mais sobre a colposcopia!
O câncer de colo de útero
A doença é causada, principalmente, pelo vírus HPV (papilomavírus humano) e se manifesta através de lesões de alto grau. Os principais sintomas do câncer de colo de útero são: dor na pélvis, sangramento após a relação sexual e corrimento frequente de cor amarela ou rosa e com forte odor.
São fatores de risco para o desenvolvimento da doença:
- Início precoce da vida sexual
- Relações sexuais sem uso de camisinha
- Baixa imunidade
- Tabagismo
- Casos da doença na família
- Entre outros
A colposcopia
O Ginecologista solicita a colposcopia quando há alterações suspeitas no exame de Papanicolau ou ao perceber a presença de lesões na mucosa da vagina ou no colo do útero durante o exame ginecológico dentro do próprio consultório.
Caso seja encontrada alguma anormalidade no colo do útero no momento da colposcopia, uma amostra será removida para biópsia.
O procedimento permite ao especialista diagnosticar se há lesão na região, sua localização, sua extensão e a natureza (benigna, pré-maligna ou maligna). Essas informações são essenciais para o diagnóstico de câncer de colo de útero, bem como para o tratamento do mesmo.
Preparo para a colposcopia
Nas 72 horas que antecedem o exame, a mulher deve evitar relações sexuais, introduzir medicamento ou absorvente interno na região da vagina e uso de duchas vaginais. A paciente também não pode estar menstruada e deve levar o resultado do Papanicolau.
Agende sua consulta com o Ginecologista e realize a colposcopia no mesmo lugar! Clique aqui e escolha uma unidade da Clínica Vittá Goiânia.
☎ Central de atendimento: (62) 3996-0505
Compartilhar: